top of page

Blog

Bethoven gosta de Shakuhachi

Entre 13 e 22 de julho de 2017 o grupo de estudos de Shakuhachi da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul orientado por Henrique Elias Sulzbacher convidou o Sensei Yamaoka a fazer uma visita ao grupo, realizar um workshop e apresentar-se junto ao grupo.

Henrique Elias Sulzbacher é professor da UNISC, intérprete da flauta Shakuhachi e fabricante das flautas, assinando como Musgo da Pedra Shakuhachi ( www.facebook.com/musgodapedra ). Incentiva a prática do Shakuhachi na pequena cidade de Santa Cruz do Sul, reunindo jovens interessados em proporções notáveis comparado às grandes cidades quais sabe-se que a prática acontece. Curiosamente, este grupo é composto de jovens com antepassados alemães e nenhum de origem japonesa - o Shakuhachiema agradece ao grupo pela importante difusão cultural promovida e reconhece sua importância para manter vivo o ensino deste raro instrumento no Brasil.

Além da visita, Henrique sensei e Yamaoka sensei realizaram uma colheita de bambu para confecção de novas flautas. Mas este assunto vamos detalhar em uma outra matéria, aguardem!

A seguir, o motivo pelo título da nossa matéria:

Durante o ensaio do trio composto por Henrique Sulzbacher, Akio Yamaoka e Pedro Gottems, o gatinho Bethoven sobe no colo de Yamaoka e desfruta a melodia da música Kodio No Tsuki, canção composta em meados dos anos de 1900 por Kaki Hentaro - famosa por ser a primeira canção japonesa a ser transcria para as partituras ocidentais para piano, mas esta é uma outra matéria! Em breve publicaremos uma linda pesquisa sobre este fato.

O grupo shakuhachiema agradece o convite e as valiosas experiências vividas durante a visita!

Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page